quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cota nas Faculdades


O Governo achar que o Povo é ingênuo é uma coisa, outra é o Povo apoiar isso.
Eu já explico: sob o argumento de tornar as Faculdades Publicas acessíveis aos estudantes de baixa renda (a grande maioria dos negros e pardos se enquadram nessa faixa de renda) que não puderam desfrutar de ensino nas escolas de ensino fundamental privadas, portanto tiveram um aprendizado bem abaixo do ideal (não que todas as Escolas Privadas sejam excelentes) não conseguem “competir” com os alunos de escolas privadas, ou seja, acabam ficando de fora de um Ensino Superior “gratuito” (pagamos as Escolas Publicas com nossos impostos) e são obrigados a trabalhar e pagar para estudar em Faculdades Privadas.
Agora pergunto... Para que servem os Vestibulares? Para filtrar o nível dos alunos que irão ingressar em tal faculdade correto? Afinal não existem vagas suficientes para todos certo? Alguém já ouviu falar da “Teoria da Evolução das Espécies de Darwin”? Vestibular nada mais é do que isso, a Teoria da Evolução das Espécies.
Você deve estar se perguntando se estou querendo dizer que quem não passa em Vestibular está condenado a não ter oportunidade de Ensino Superior. Muito pelo contrário, quero dizer que sou totalmente a favor de todos competirem de igual para igual a uma vaga e não depender de favorecimento por causa de cor, raça, etnia, religião ou capacidade física e sim pura e simplesmente pela capacidade mental.
Bom vamos aos finalmente, pois eu poderia ficar horas e horas aqui falando sobre esse tema e talvez até escrever um livro (quem me dera).
O Governo não tem competência para formar alunos capacitados a concorrer com alunos provenientes do Ensino Fundamental Privado e para mascarar isso, é mascarar sim por que afinal Cotas não formam alunos melhores só faz com que eles tenham acesso a Faculdade. Agora me diga alguém já se perguntou o que acontece em uma sala de aula em que existe um abismo intelectual entre os alunos? Os professores são “obrigados” a “nivelar por baixo” ou então estes alunos vão entrar na Faculdade, mas não vão sair, não vão se formar. Consequentemente no próximo ano serão menos vagas para os “Cotistas” que estão tentando ingressar causando um caos no Ensino Superior.
O que o Governo deveria fazer é capacitar os alunos da rede Publica de tal maneira que estes possam se igualar e por que não superar os alunos do Ensino Privado independente de cotas.
Talvez cota seja uma “solução” em curto prazo, afinal pessoas como Eu que saíram do Ensino Fundamental (não estudei em escola privada) não podem recuperar o tempo perdido, pelo menos não da forma usual. Mas quem vai começar agora sua vida acadêmica DEVE e tem DIREITO a um ensino decente.
Enfim Cota nas Faculdades nada mais é do que o Governo assumir sua incompetência em cumprir com suas obrigações e tapar o Sol com a peneira.