sábado, 1 de outubro de 2016

Obras viárias absurdas



Recentemente foi inaugurado um viaduto que em teoria serve para eliminar os problemas de congestionamento no cruzamento da John Boyd na altura do Shopping Bandeiras, não vou nem entrar no mérito da ideia e eficiência em si por que senão o texto ficaria muito longo e a ideia é falar de algo que a muito tempo vem me incomodando nessas obras de "engenharia". Não sou formado em Engenharia Civil, alias nem Ensino Superior eu tenho, mas sou observador e quando olho os retornos e acessos (principalmente em rodovias) fico me perguntando se quem projeta não assistem Stock Car ou nunca esteve em um campo de provas automobilística onde tem aquele circuito que simula "reta infinita", eu explico, em física aprendemos que em uma curva existe a força centrifuga (força que atua do centro pra fora da curva), para evitar que o carro saia pela tangente (saída da curva) essa curva é inclinada para o centro minimizando assim esse efeito e tornando possível fazer a curva em alta velocidade (famosos Circuitos Ovais). Acontece que se você observar isso nas Rodovias do Estado de São Paulo vai perceber que essas curvas de retorno são no mínimo totalmente horizontal isso quando não são ao contrario do que deveria ser, ou seja, de forma absurdamente incompressível elas são inclinadas para fora da curva facilitando assim acidentes quando elas deveriam ser projetadas para evitar.
Outro absurdo que percebi nesse Viaduto em especifico é que existe uma "barriga" na rampa de acesso que na primeira chuva (nem foi tão densa assim) formou uma piscina de água da chuva que ficou acumulada por horas, ai mais uma vez me pergunto quem projetou isso não lembrou que no Brasil chove? Na verdade mesmo detritos sólidos vão acabar acumulando ali, pois a gravidade não será suficiente para "limpar" essa "barriga". 
Desculpe mas como eu disse não sou Engenheiro, mas fica difícil de entender esses erros grosseiros e complicados de acreditar que alguém estudou anos para cometer um erro desse tipo (não venha me dizer que o Engenheiro não é quem vai lá pavimentar de fato essa rampa por que ele é o responsável técnico e no mínimo deve vistoriar se está tudo conforme ele projetou).


Piso totalmente seco























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